Falando sobre construção de equipes com o técnido do PSV, Peter Bosz.
Do campo de futebol à sala de reuniões, a busca pelo segredo para construir equipes campeãs é universal. No episódio mais recente do nosso podcast, mergulhamos nos princípios fundamentais da dinâmica de equipes eficazes com Peter Bosz, técnico do PSV, e SandrienBoogaard, Diretora de RH da GoodHabitz. Você pode ouvir o episódio completo aqui ou ler abaixo para conhecer os principais insights sobre as quatro afirmações que discutimos no episódio.
É claro que grandes equipes vêm para aqueles que são pacientes e investem tempo para otimizar a colaboração. No entanto, Peter Bosz destaca a natureza acelerada do seu trabalho como técnico de futebol. No competitivo mundo do futebol, há uma enorme demanda por resultados imediatos. Não há tempo para esperar. Isso significa que ele, como técnico, precisa ser claro sobre expectativas, metas e responsabilidades desde o início da temporada.
SandrienBoogaard explicacomo essaabordagem também ressoa no ambiente corporativo: “Como líder, você tem a responsabilidade de estabelecer a base para o sucesso imediatamente. Com um propósito e missão comuns para sua equipe, você destaca a importância do trabalho em equipe para alcançar o sucesso coletivo. Isso tambémajuda cada colaborador a entender seus papéis e responsabilidades, estabelecendo a base para uma equipe coesa.”
As experiências e visões dos nossos convidados mostram que construir equipes de sucesso requer sempre um equilíbrio delicado de tempo, estratégia, liderança e colaboração – tanto nos esportes quanto nos negócios!
Como Sandrien reconhece, a diversidade dentro de um time de futebol é limitada quando comparada a um ambiente de negócios. No entanto, Peter enfatiza que, embora sua equipe seja composta apenas por homens, os jogadores são muito diferentes entre si em termos de idade e origem. Além disso, sempre há uma necessidade clara de diversidade de habilidades em campo. Apenas uma equipe de jogadores com habilidades diversificadas pode contribuir efetivamente para os objetivos da equipe.
Embora a diversidade possa se manifestar de forma diferente nos esportes e nos contextos empresariais, seu papel em fomentar inovação, resiliência e inclusão não pode ser subestimado em nenhuma equipe. Aproveitando os pontos fortes de cada membro da equipe, você pode alcançar um sucesso notável.
Quando se trata de liderança e gestão de equipes, Bosz tem uma abordagem clara e inspiradora. Ele está sempre em busca de três líderes-chave em seu time: o social, o capitão em campo e o espirituoso ou, em outras palavras, o capitão da diversão. Ao estimular a colaboração entre esses líderes, ele cria uma equipe coesa na qual cada jogador se sente apoiado, valorizado e conectado.
Criar essa coesão entre a equipe e seus membros também cria um ambiente seguro para admitir os erros e aprender com eles. Isso é algo que Boogaard explica referenciando a pesquisa da professora e pesquisadora de Harvard Amy Edmondson, que destaca a importância da segurança psicológica.
De acordo com Sandrien e Peter, a colaboração coletiva é o que gera o sucesso coletivo. Sandrien explica: “Não há indivíduo que possa ter um desempenho melhor do que um grupo de pessoas. Essa é a essência de uma equipe.” Isso é tão verdadeiro nos esportes quanto nos negócios.
Isso é verdadeiro até mesmo em empreendimentos mais individuais. O papel do trabalho em equipe é claro no futebol, mas também aparece se você observar de perto um esporte mais solo, como o tênis. Por trás de cada jogador vencedor, há uma equipe inteira que permite que o indivíduo dê o melhor de si.
Parte importante disso é que qualquer líder ou gestor de equipe precisa celebrar cada sucesso como uma equipe. Ao celebrar os sucessos juntos, você aumenta o moral de cada colaborador. É aqui que o capitão da diversão que mencionamos anteriormente se torna realmente útil!
Mesmo setores tão diferentes como o futebol e os negócios têm muito a aprender uns com os outros quando se trata de liderar uma equipe forte. Esperamos que este episódio tenha inspirado você a pensar sobre o que seus gestores podem aprender e no que suas equipes podem se tornar.
Quer ouvir o episódio completo?
Descubra mais insights e dicas de Peter Bosz em nosso episódio de podcast 'Construindo equipes vencedoras: do esporte aos negócios'.